Pular para o conteúdo principal Pular para o mapa do site do rodapé

CASAMENTO e FINANÇAS

CASAMENTO e FINANÇAS

CASAMENTO & FINANÇAS
Leitura Genesis 2. 18-24
Sim, as finanças podem destruir um relacionamento, seja por causa de dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou omissão. Casais com dívidas passam menos tempo juntos, brigam mais e são menos felizes, segundo uma pesquisa americana. As brigas por causa de dinheiro sempre afetam outras áreas do relacionamento, além de causarem problemas de saúde como insônia, dores de cabeça, estômago, ataques cardíacos e depressão.
Aliás, é bom deixar claro que quando só um dos cônjuges trabalha fora, o dinheiro continua sendo da família. Há muitos casos de homens que "jogam na cara" de suas esposas que estão fazendo um grande favor em dar o "seu" dinheiro à elas. Mas eles esquecem que enquanto buscam o sustento da casa, a esposa está cuidando das suas roupas, da sua casa, dos seus filhos e da sua alimentação. O trabalho precisa ser feito em equipe, em benefício da família. O marido busca o sustento do lar porque ama e se preocupa com a família e a esposa, por sua vez, cuida do lar porque ama seu esposo e filhos.
Cartão de Crédito - Sim, é um grande problema para quem não sabe usar, pois transmite a falsa impressão de dinheiro vivo nas mãos. Hoje em dia os cartões de crédito oferecem muitas vantagens, como pontos para a troca de produtos ou passagens aéreas. Se souberem usar, a família toda sairá ganhando, caso contrário, entrarão na areia movediça das dívidas! Digo o mesmo para o cheque especial. Se você reconhece que um dos dois não tem autocontrole, eliminem esses itens de suas vidas. Compras somente à vista! Em último caso, utilizem cheques para as compras a prazo. Se o seu casamento não anda bem por conta das finanças, gostaria de dar algumas dicas de como reestruturar esta área.

1) Trabalhem em equipe contra a dívida - Não adianta despejar sua raiva em seu cônjuge, mesmo que a dívida não seja culpa sua. Nessas situações, lembre-se de Efésios 4:32: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo". Lutem contra a dívida, não um contra o outro. A dívida precisa ser encarada como um inimigo, e vocês estão no mesmo barco. Provérbios 13:10 diz: "O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho". Em vez de tentar resolver as coisas sozinhos, conversem em amor sobre os problemas financeiros e trabalhem em união. Seus filhos também podem ajudar.

2) Reduzam seus gastos - Comprem somente aquilo que for de necessidade. Esperar para comprar sem agir por impulso é bom, pois ajuda a ver se você realmente precisa ou se é somente desejo. "Os planos bem elaborados levam à fartura, mas o apressado sempre acaba na miséria" (Provérbios 21:5)

3) Alimentação - Em vez de sempre comer fora, preparem lanches em casa ou marmitas. Fiquem atentos a ofertas e descontos especiais na compra de alimentos. Substitua as marcas mais caras pelas mais populares.
4) Se perceberem que não conseguirão pagar suas obrigações, negociem novas formas de pagamento com seus credores - Tentem pedir um tempo maior para pagar ou uma taxa de juros menor. Normalmente, alguns até se dispõem a reduzir a dívida se o restante for pago imediatamente. Sejam honestos e mansos ao explicar a situação: "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um" (Colossenses 4:6) e Hebreus 13:18 diz: "...estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo". Coloquem todos os acordos por escrito e assinado. Se o primeiro pedido for rejeitado, não desistam! (Leiam Provérbios 6:1-5)

5) Coloquem em um papel as coisas que realmente são valiosas para você e que o dinheiro não pode comprar - Deixe em um local visível e agradeça a Deus todos os dias por elas!
Minha oração é para que suas finanças não sejam motivo de brigas no seu lar. Como Jesus nos ensina, dê valor àquilo que é eterno: "Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam" (Mateus 6:20). Se preocupem e gastem tempo com o Reino de Deus e sua justiça, que as demais coisas vos serão acrescentadas!

Ministério de Casais Unidos em Cristo.

Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/financas-atrapalham-o-casamento#ixzz3pUbAqWoN